No passado dia 05 do mês Janeiro o Grupo Cultural Netos De Bandim organizou uma tarde cultural na sua sede em Bissau, na Zona 5-Bandim, em colaboração com os grupos Netos de amizade e Kimbum, onde homenagearam essas três personalidades pela boa representação da Guiné-Bissau na diáspora.

Manecas Costa é músico, compositor e intérprete. Um autêntico embaixador do seu país e da África. Produziu artistas e bandas mundiais, protagonizou parcerias impactantes, inscreveu Gumbé e Kriol em palcos de maior protagonismo e visibilidade. Em 2021 participou numa música com outros artistas dos Palop: Calema, Pérola e Soraia Ramos.

Micas Cabral, vocalista da banda Tabanka Djaz, criado no final dos anos 1980, por Aguinaldo Pina e os irmãos Mikas, José Carlos e Juvenal Cabral, o grupo apostou numa modernização do ritmo gumbé, música tradicional guineense, “uma música de cariz urbano”.

E por último não menos importante, Carel Baptista fundador da plataforma digital NÔ STA DJUNTO que é uma das maiores plataformas digitais da Guiné-Bissau que conta com mais de 60 mil seguidores em todas as redes sociais. No passado dia 17 de Dezembro realizaram a segunda gala de homenagem NO STA DJUNTO em Bissau no Bissau royal hotel onde 80 pessoas e entidades foram homenageados. Aproximadamente 250 pessoas estavam presentes no evento. Também é integrante do grupo cultural Netos de Bandim. Em Agosto de 2021 participou na conferência dos futuros líderes em Istambul (Turquia).

É de salientar que os dois foram homenageados no ano passado na primeira edição da gala de homenagem NO STA DJUNTO que foi realizado em formato on-line.

#Nostadjunto