Amanhã dia 08 de setembro de 2022, será lançado o álbum “PAPIA”, do cantor guineense Daro, que estará disponível em todas as plataformas digitais. Estará disponível também na mesma data o videoclipe da música Ka bu Tchora no seu canal de YouTube (GABUSTAR).

O presente álbum é uma homenagem à Mulher, a condição feminina em todo mundo, com destaque para o continente africano. Com as 10 faixas retratar aspetos da união, de

formas de celebração em que se estabelece vínculos, relações sociais de demonstração de sentimentos, passando pelo incentivo à liberdade emocional e de pensamento, fala de ousadia, atrevimento, da sensualidade, transitando pelas questões do poder com base na construção e afirmação das identidades produtoras de autoconfiança, valorizando a Mulher Africana enquanto protagonista da sua história. Nesta base, o autor, convoca as regências e reconhecimento às algumas referências dessa luta como Josina Machel, Antonieta de Barros, Rainha Okinka Pampa, Cesária Évora, Rainha Nzinga Mbandi e Alda Espírito Santos.

E isto tudo é celebrado na base do Gumbé cantado em Kriol e português, bem como o festejo de outros ritmos africanos e contemporâneos com mensagens positivas. Um convite para “celebrar a vida” com participação músicos como Manecas Costa, a dupla Iva & Ichi, e Miguelinho N’simba.

A produção e gravação do álbum foram feitas nos estúdios GABUSTAR de Bissau e Lisboa, com produção do DarOnTheBeat, colaboração e arranjos de Diima, Samo One Beat, Young Max, Mandjaco, Zimous David e Mia.

A Mistura e masterização do Álbum foram feitos em J Studio em Lisboa.

A realização deste projeto teve o apoio financeiro da Africa cheetah run e Corubal.

Assessoria de Comunicação do Daro,

Segue no paragrafo abaixo parte da sua biografia artística.

Daro é cantor, compositor e Beatmaker, lançou o seu primeiro projeto musical em 2015, hoje conta com 2 álbuns e vários singles no mercado. Recebeu prêmios de artista revelação, melhor voz masculina, música mais rodada na Guiné-Bissau e liderou top 10 da RDP África com o single African Woman. Atuou em vários palcos e países, com destaque para o concerto realizado em Bissau no estádio 24 de setembro em 2019, para mais de 60mil pessoas. Já produziu músicas para Americo Gomes, Binhan Quimor é autor e compositor da música “homis di gossi” na voz da Eneida Marta. Em 2020 lançou o projeto infantil músico-pedagógico Ragui&Bagui. Um cantor muito bem acarinhado pelo povo, abrangendo quase toda faixa etária e com mais de 4 Milhões de views no seu canal de Youtube.