Escritor português Alexandre Faria lançou os seus novos livros (o décimo e o décimo primeiro da sua autoria), relativas ao romance “Okinca” e ao livro infantojuvenil “A Princesa dos Bijagós”.

Entre 1910 e 1930, Okinca Pampa, Rainha dos Bijagós, reinou neste arquipélago da Guiné-Bissau de um modo inesquecível, deixando um legado incomparável na defesa dos direitos humanos, extensível ao mundo inteiro pela notável inovação das suas lições sobre a Humanidade. Pioneira nos princípios do matriarcado africano, a história da sua vida continua a entusiasmar gerações, seja pela impressionante atualidade, pela eliminação da escravatura ou pelas características inerentes ao tratado de paz que assinou com o regime português, sem esquecer a sua elevada nobreza de carácter, a luta persistente pelos direitos das mulheres e a salvaguarda intransigente da Natureza, a par de outras iniciativas em prol do seu povo e do seu território.

Numa época marcada por fortes desigualdades entre os seres humanos, “Okinca” revela-nos uma das mulheres mais extraordinárias do continente africano, envolvida no animismo, na espiritualidade e numa intensa ligação à Natureza, demonstrando a influência incontornável desta rainha na identidade própria da Guiné-Bissau e da Lusofonia.

“Okinca” é um romance sobre a história da rainha e “A Princesa dos Bijagós” é um livro infantojuvenil sobre a sua história, com ilustrações das crianças da escola primária de Orango!

Alexandre Faria nasceu em Luanda, Angola, é advogado, escritor e reside em Cascais. É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com dois Doutoramentos Magna Cum Laude em Gestão Desportiva e em Sociologia. Foi distinguido com o Diploma de 1.º Grau do Governo da República da Moldova em 2012, tendo recebido, no ano seguinte, o Prémio Internacional Ulysses Grant da Cidade de Bolama e a Ordem de Honra da República da Moldova, a maior distinção civil do país. Em 2016 recebeu o Prémio de Mérito do Estoril Praia e em 2017 foi distinguido com a Medalha de Honra da Freguesia de Alcabideche. Em 2021 recebeu o Diploma de Mérito da Cidade de Bolama, atribuído pelo Ministério da Administração Territorial e do Poder Local da República da Guiné-Bissau, assim como o Diploma de Mérito da Secretaria de Estado da Cultura da República da Guiné-Bissau, pelo seu percurso literário e valiosa contribuição prestada à cultura nacional. Em 2022 recebeu o Prémio Literatura Júlio César Andrino – Melhor Obra.
Autarca em Cascais durante mais de 20 anos, é Vereador na Câmara Municipal de Cascais no presente mandato. É Presidente do Estoril Praia desde 2014, onde lançou diversas iniciativas inéditas de responsabilidade social, sendo o líder com mais títulos conquistados na história do clube. É membro do Conselho Consultivo da MEL-Mulheres Empreendedoras da Lusofonia.
Conferencista em Portugal e no estrangeiro, é cronista num dos maiores jornais semanários portugueses. Para além das suas participações em diversas obras e antologias, é autor de três romances, quatro ensaios, de três livros de poesia e de um livro infantojuvenil.